Plataforma de documentação operacional e gerencial da SETIC
A PSI é uma declaração formal acerca do compromisso da SETIC com a proteção das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, devendo ser cumprida por todos os envolvidos, internamente e externamente à Superintendência, sejam eles servidores, colaboradores, estagiários, prestadores de serviços, ou qualquer cidadão que tenha acesso a dados ou informações da rede de dados da SETIC.
O propósito da PSI é estabelecer diretrizes para as normas, procedimentos e instruções referentes à segurança da informação, atribuindo responsabilidades adequadas para o manuseio, tratamento, controle e proteção das informações.
A Segurança da Informação não está confinada a sistemas de computação, nem à informação em formato eletrônico. Ela se aplica a todos os aspectos de proteção da informação ou dados, em qualquer formato.
Segurança da informação é um conjunto de ações e boas práticas que têm como finalidade proteger um grupo de dados, se baseia em três pilares que sustentam todas as medidas tomadas para garantir a proteção dos dados, que são:
A informação, fonte ou sistema é acessível apenas às pessoas previamente autorizadas a terem acesso
Mantenha a sua legitimidade e consistência, condizendo exatamente com a realidade.
A garantia de acesso aos dados sempre que necessário. Acessar os dados de maneira fluida, segura e eficiente.
A CPSI tem como finalidade implantar e garantir a compliance com as políticas internas de segurança da informação e comunicação, atuar como responsável pelo funcionamento do Plano de Continuidade de Tecnologia da Informação (PCTI), determinar a gestão das informações de guarda da SETIC no âmbito do Governo do Estado e monitorar o uso da informação e níveis de acessos, bem como garantir a aplicação da Política de Segurança da Informação (PSI), instituída pela Portaria nº 97, de 09 de junho de 2021.