Plataforma de documentação operacional e gerencial da SETIC
Essa é uma revisão anterior do documento!
Docentes: Mayza Kelly, Victor Azevedo e Henrique Douglas
Templates utilizados: Diagrama de Escopo
Dinâmicas feitas: Se conhecendo, Zip Zap Zoom
Ferramenta para Feedback: Que bom, que tal, que pena.
DESCRIÇÃO DA DINÂMICA:
Como funciona:
Fazendo uma roda com todos os participantes da oficina, incluindo o facilitador, todos irão se apresentar, dizendo o primeiro nome e seguido de um adjetivo com a primeira letra do nome, após todos os participantes terminarem será a segunda rodada da dinâmica, chamada de zip zap zoom.
Os comandos:
Zip: Aponte para a pessoa exatamente ao seu lado, mantendo a direção anterior.
Zap: Aponte para a pessoa exatamente ao seu lado, mudando a direção anterior.
Zoom: Aponte para qualquer pessoa no círculo, dizendo seu nome seguido de adjetivo. O receptor deve decidir a direção para o próximo movimento na sua vez.
A cada participante que fizer o zip zap zoom, ao final pode abaixar a mão, até que todos tenham sido escolhidos.
DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES POR TÓPICOS:
DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMA GERAL:
Durante a manhã do dia 11 de novembro de 2019, aconteceu a abertura do segundo Workshop de Gestão por processos promovida pela Gerencia de Desenvolvimento do Estado de Rondônia e ministrada pelo time Dark Souls, composto pelo Victor Azevedo, Henrique Douglas e Mayza Kelly, o evento teve como público-alvo 12 servidores da Defensoria Pública do Estado e 3 membros da Junta comercial. O Workshop ocorreu no Salão Nobre Rosilda Shockness, localizado no décimo primeiro andar do edifício Rio Pacaás Novos.
O evento iniciou com a apresentação do Time e, por conseguinte foi aplicada uma dinâmica quebra-gelo para todos se conhecerem. Após todos estarem entrosados, iniciou-se de fato o Workshop, na qual foi introduzido por um Estudo de caso, ministrado também pela Mayza Kelly, sobre as três questões que impactam a gestão por processos, algo essencialmente importante pois, todos os quatro dias de oficina giraram em torno -direta ou indiretamente- desse viés: Necessidade de eliminação de falhas; Extinção de atividades que não agregam valor e Manutenção do foco no cliente.
De forma macro, a oficina foi dividida da seguinte pelos seguintes tópicos: Entender o negócio organizacional, Levantamento de processos, Priorização dos processos e Projeto de transformação de processo. Os conteúdos ministrados pelo Victor Azevedo e Henrique Douglas no primeiro dia, foram respectivamente, do primeiro ao segundo tópico.
Henrique iniciou afirmando que o primeiro passo para se entender o negócio organizacional seria o de alinhamento estratégico, pois antes de se iniciar de fato o trabalho relativo à gestão dos processos, é recomendado que a organização compreenda da melhor forma possível o seu negócio, alinhando as principais frentes de atuação com o planejamento estratégico ao qual estão vinculadas. Ademais, explicou sobre o levantamento de processos, ou seja, a necessidade de entender quais são os principais clientes da organização e identificar os principais produtos que lhes serão entregues.
Somado a parte teórica, Victor aplicou a ferramenta denominada Diagrama de Escopo, fazendo com que os membros do Workshop executassem o escopo do processo, escolhido pelos mesmos conforme sua rotina de trabalho: “Adquirir bens e Serviços”, definindo suas entradas, seus resultados finais, conjunto de recurso, sistemas que suportam a execução do processo e diretrizes, controles e mecanismos externos que regulam o funcionamento do processo.
Após o preenchimento, os membros do Workshop colaram adesivos nas etapas do Diagrama de Escopo que acreditam ser problemas prioritários e os apresentaram.
No fim da manhã, como encerramento do primeiro dia de Workshop, foi aplicado a ferramenta Que bom, que tal, que pena, que consiste em uma forma de feedback por parte dos discentes.
Segue anexo, os feedbacks do primeiro dia: