Plataforma de documentação operacional e gerencial da SETIC
Passo 1.Iniciar CMD como Administrador.
Passo 2.Verifique se o serviço está realmente iniciado, descartando qualquer outro tipo de problema com o mapeamento de rede, executando o seguinte comando:
sc.exe query lanmanworkstation (e pressione Enter)
Passo 3. Abra o menu “Iniciar”, digite “services.msc” na caixa de pesquisa na parte inferior do menu Iniciar, pressione “Enter” para abrir o utilitário Serviços.
Passo 4. Para ativar o protocolo, acesse Painel de Controle\Programas\Programas e Recursos e clique em Ativar ou desativar recursos do Windows. Após isso selecione à opção Suporte para compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS e marque as opções abaixo desta categoria conforme imagem abaixo. Após isso reinicie a estação de trabalho.
Passo 5. Execute os comandos:
sc.exe config lanmanworkstation depend= bowser/mrxsmb20/nsi (Enter)
sc.exe config mrxsmb20 start= auto (Enter)
shutdown.exe -r -t 00 (Enter)
Passo 6. Executar o seguinte comando para verificação do status do serviço:
sc.exe query lanmanworkstation (Enter)
SMBv1 é uma versão antiga do protocolo Server Message Block que o Windows usa para compartilhamento de arquivos em uma rede local. Foi substituído por SMBv2 e SMBv3. Você pode deixar as versões 2 e 3 habilitadas – elas são seguras.
O protocolo SMBv1 mais antigo só está ativado porque existem algumas aplicações antigas que não foram atualizadas para usar SMBv2 ou SMBv3. A Microsoft mantém uma lista de aplicativos que ainda exigem SMBv1.
Conforme recomendações da CISA. https://www.us-cert.gov/ncas/current-activity/2017/01/16/SMB-Security-Best-Practices https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/file-server/troubleshoot/smbv1-not-installed- by-default-in-windows
Versões Homologadas:
Windows 7
Windows 8
Windows 8.1
Windows 10