Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação

Plataforma de documentação operacional e gerencial da SETIC

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


start:memoria_organizacional:metodologias_frameworks

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
start:memoria_organizacional:metodologias_frameworks [2020/03/11 14:55]
Hudson Fernando
start:memoria_organizacional:metodologias_frameworks [2022/01/25 15:26] (atual)
Linha 5: Linha 5:
 Para que possamos entregar valor para nossos clientes é necessário que as pessoas que trabalham na DETIC tenham um ambiente propício à inovação, as metodologias escolhidas para fazer parte da estrutura de trabalho da GDEV levam em consideração transparência, escalabilidade e qualidade de vida.  Para que possamos entregar valor para nossos clientes é necessário que as pessoas que trabalham na DETIC tenham um ambiente propício à inovação, as metodologias escolhidas para fazer parte da estrutura de trabalho da GDEV levam em consideração transparência, escalabilidade e qualidade de vida. 
    
-===== SCRUM =====+====== SCRUM ======
  
 Scrum é uma framework criada por Ken Schwaber e Jeff Sutherland no início dos anos 90. É utilizada para gerenciar o trabalho em produtos complexos. Scrum não é um processo, técnica ou método definitivo e, sim, uma estrutura na qual se pode empregar vários processos e técnicas. O Scrum deixa claro a eficácia relativa do gerenciamento de produtos e das técnicas de trabalho para que se possa melhorar continuamente o produto, a equipe e o ambiente de trabalho. Scrum é uma framework criada por Ken Schwaber e Jeff Sutherland no início dos anos 90. É utilizada para gerenciar o trabalho em produtos complexos. Scrum não é um processo, técnica ou método definitivo e, sim, uma estrutura na qual se pode empregar vários processos e técnicas. O Scrum deixa claro a eficácia relativa do gerenciamento de produtos e das técnicas de trabalho para que se possa melhorar continuamente o produto, a equipe e o ambiente de trabalho.
Linha 32: Linha 32:
 Sprint Retrospective: É o momento em que o Time de Desenvolvimento, Product Owner e Scrum Master dedicam a melhoria contínua. Nesse evento é observado o que foi bom é deve ser mantido, o que foi ruim é deve ser melhorado e o que são propostas de melhoria para a próxima Sprint. É o momento mais importante para GDEV.  Sprint Retrospective: É o momento em que o Time de Desenvolvimento, Product Owner e Scrum Master dedicam a melhoria contínua. Nesse evento é observado o que foi bom é deve ser mantido, o que foi ruim é deve ser melhorado e o que são propostas de melhoria para a próxima Sprint. É o momento mais importante para GDEV. 
    
-===== KANBAN =====+====== KANBAN ======
    
 O Kanban é um método para gerenciar a criação de produtos com ênfase na entrega contínua sem sobrecarregar o time de desenvolvimento. Assim como o Scrum, o método Kanban é um processo designado para auxiliar os times a trabalharem juntos de forma mais efetiva. O Kanban é um método para gerenciar a criação de produtos com ênfase na entrega contínua sem sobrecarregar o time de desenvolvimento. Assim como o Scrum, o método Kanban é um processo designado para auxiliar os times a trabalharem juntos de forma mais efetiva.
Linha 82: Linha 82:
   - Para Produção    - Para Produção 
   - Concluído   - Concluído
 +  - Finalizado
   - Arquivado   - Arquivado
   
Linha 91: Linha 92:
 Lean Inception em sua tradução significa Criação/Concepção Enxuta. É uma metodologia onde o time de projeto se juntam por alguns dias ou semanas realizando algumas atividades para começar a entrega do trabalho: isso é a inception. Ela foi primeiramente desenvolvida por Luke Barrett por volta de 2004. Lean Inception em sua tradução significa Criação/Concepção Enxuta. É uma metodologia onde o time de projeto se juntam por alguns dias ou semanas realizando algumas atividades para começar a entrega do trabalho: isso é a inception. Ela foi primeiramente desenvolvida por Luke Barrett por volta de 2004.
 As inceptions variam de projeto para projeto, porém elas geram o alinhamento entre as pessoas envolvidas e criam uma lista ordenada de user stories (Estórias de Usuário) com estimativas juntamente com um plano de liberação (Release).  As inceptions variam de projeto para projeto, porém elas geram o alinhamento entre as pessoas envolvidas e criam uma lista ordenada de user stories (Estórias de Usuário) com estimativas juntamente com um plano de liberação (Release). 
-A estrutura de Lean Inception utilizada na GDEV baseada no livro “Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo” do autor Paulo Carolli.+A estrutura de Lean Inception utilizada na GDEV é baseada no livro “Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo” do autor Paulo Carolli [[https://www.caroli.org/lean-inception/|Leia mais]].
 Para se encaixar no cenário do serviço público algumas alterações foram necessárias, tais como: Para se encaixar no cenário do serviço público algumas alterações foram necessárias, tais como:
    
-  * Item de lista não ordenadaRedução da carga horária de 36 horas previstas no livro para 20 horas. Para atingir essa marca, existe um trabalho muito intenso dos facilitadores para conseguir ajudar os participantes a ficarem focados e criativos.  +  * Redução da carga horária de 36 horas previstas no livro para 20 horas. Para atingir essa marca, existe um trabalho muito intenso dos facilitadores para conseguir ajudar os participantes a ficarem focados e criativos.  
-  * As etapas “visão do produto”, “É, N O É, FAZ, NÃO FAZ” e a “jornada dos usuários” são preparadas antes da Lean Inception. No tempo destinado a Lean feito a validação. +  * As etapas “Visão do produto”, “É, N O É, FAZ, NÃO FAZ” e a “jornada dos usuários” são preparadas antes da Lean Inception. No tempo destinado a Lean é feito a validação. 
-  * Item de lista não ordenadaSubstituição do preenchimento do Canvas MVP pelas 7 dimensões do produto e prototipação+  * Substituição de algumas ferramentas por outras para adaptar a diferentes cenários que temos ([[start:memoria_organizacional:metodologias:lean_inception:|Saiba mais]]).
    
 Para o sucesso de workshop é necessário que a equipe seja multidisciplinar e nesta estrutura: Para o sucesso de workshop é necessário que a equipe seja multidisciplinar e nesta estrutura:
    
   * 01 Membro de nível estratégico (opcional, mas extremamente importante)   * 01 Membro de nível estratégico (opcional, mas extremamente importante)
-  * Item de lista não ordenada01 Membro (mínimo) de nível tático +  * 01 Membro (mínimo) de nível tático 
-  * Item de lista não ordenada01 Membro (mínimo) operacional (usuário que utilizará o sistema)+  * 01 Membro (mínimo) operacional (usuário que utilizará o sistema)
   * 01 Membro do time de gestão (GDEV)   * 01 Membro do time de gestão (GDEV)
   * Time de desenvolvimento do projeto (Desenvolvedores da GDEV)   * Time de desenvolvimento do projeto (Desenvolvedores da GDEV)
   * 01 Facilitador.   * 01 Facilitador.
    
 +
 ====== USER STORY (ESTÓRIA DE USUÁRIO) ====== ====== USER STORY (ESTÓRIA DE USUÁRIO) ======
  
Linha 139: Linha 141:
 Hoje é considerada uma metodologia robusta e simples para planejar projetos utilizando conceitos visuais da neurociência aliados a uma estrutura lógica de componentes que formam um plano de projeto. É versátil, visual e ágil para que as pessoas envolvidas em um projeto tenham a mesma visão a respeito dele. Hoje é considerada uma metodologia robusta e simples para planejar projetos utilizando conceitos visuais da neurociência aliados a uma estrutura lógica de componentes que formam um plano de projeto. É versátil, visual e ágil para que as pessoas envolvidas em um projeto tenham a mesma visão a respeito dele.
 Tais componentes lógicos e visuais estão organizados em blocos de perguntas fundamentais (Por quê, O quê, Quem, Como, Quando e Quanto) integrados em conformidade com a teoria que rege o gerenciamento de projetos. Com isso é composto o modelo mental que permite visualizar todos os componentes e suas dependências em uma única página. Tais componentes lógicos e visuais estão organizados em blocos de perguntas fundamentais (Por quê, O quê, Quem, Como, Quando e Quanto) integrados em conformidade com a teoria que rege o gerenciamento de projetos. Com isso é composto o modelo mental que permite visualizar todos os componentes e suas dependências em uma única página.
- + 
 +[[start:memoria_organizacional:frameworks:canvas_model_project|saiba mais]]
 ====== BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM) ====== ====== BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM) ======
  
start/memoria_organizacional/metodologias_frameworks.1583938506.txt.gz · Última modificação: 2022/01/25 15:26 (edição externa)