COMO A GDEV DESENVOLVE SOFTWARES?

Este artigo servirá como um guia aos clientes, colaboradores e interessados da Gerência de Desenvolvimento, lhes apresentando cada etapa do nosso processo de atendimento de solicitações e apresentando quais atividades são desenvolvidas nas etapas.

Etapa Descrição Objetivo
1 1º Contato com o Cliente - Apresentação da EpR. Neste momento se apresentará a função da EpR e da Gerência de desenvolvimento ao cliente, além de explicar como funcionará o processo de atendimento da solicitação e quais são as responsabilidades e pontos de interação com o cliente durante o processo. Proporcionar ao cliente uma visão ampla sobre o processo que a sua demanda irá passar, requisitos de cada etapa e condições para avanço pelas etapas, buscando oferecer a melhor experiência possível e eliminar falsas expectativas sobre entrega de produtos.
2 Elaboração do Estudo de Impactos Nesta etapa o cliente precisará refletir e estruturar sua demanda. Precisando expressar qual a missão da sua organização, os problemas que está enfrentando atualmente, quais suas consequências e qual a sua ideia para resolução desses problemas.
Esta etapa tem dois objetivos específicos.
1 - Servir como um briefing ao Time de Análise de Negócios, introduzindo o cenário que deverão analisar.
2 - Reforçar ao cliente que o nosso processo de atendimento e desenvolvimento necessitará de comprometimento mútuo entre cliente e EpR.
3 Análise de Negócio Uma análise sobre a solicitação do cliente, principalmente sobre a viabilidade do projeto proposto. Buscando apresentar os problemas enfrentados, as raízes dos problemas e os seus impactos. Levanta-se números e fontes sobre possíveis impactos na economia de gastos públicos e/ou arrecadação. Busca-se identificar se a demanda está estratégicamente alinhada, se vai precisar otimizar processos e quais produtos possívelmente serão criados ou utilizados.
Com essa etapa se tem dois objetivos:
1 - Garantir que a solução a ser desenvolvida pela DETIC seja a melhor possível, buscando não automatizar problemas, processos sem valor agregado ou serviços pela metade, o qual seriam futuros problemas ao estado;
2 - Identificar a importância estratégica da proposta para o Governo do Estado, garantindo que se faça o melhor investimento possível.
4 Priorização de Demanda Priorização das demandas que estão aguardando vaga para desenvolvimento de projetos de sofware dentro da Gerência de Desenvolvimento. A priorização somente acontecerá quando abrir nova vaga de projetos dentro da GDEV, significando, portanto, que todas as demandas que chegarem irão esperar a abertura de vaga por certo tempo. A priorização dos projetos sendo realizada por gabinete toda vez que abrir vaga para desenvolvimento serve para diminuir a taxa de projetos paralisados ou abandonados por mudança ou entrada repentina de projetos. Assim como, busca maior alinhamento à estratégia da EpR e à estratégia do Governo do Estado.
5 Elaboração do Projeto Elaboração e ideação do projeto que será desenvolvido pela EpR em conjunto com a Organização solicitante. Fazer com que todas as partes envolvidas e interessadas entendam o projeto, o seu propósito e seu escopo. Assim como, proporcionar uma visão macro do que deverá ser realizado durante o projeto, distribuir responsabilidades às partes envolvidas e comprometimento mútuo com o desenvolvimento do projeto.
6 Otimização do Processo Projetos que tenham como intenção a automatização de processos de trabalho ou de processos de atendimento ao cliente, deverão passar por uma análise e otimização do processo junto com a equipe de Negócios da GDEV. Será realizado o mapeamento do processo, o qual passará por análise e redesenho. O redesenho do processo trará mudanças no fluxo do processo, mudanças culturais, estruturais e em toda e qualquer área que for necessário para que o projeto seja bem sucedido. Atender à missão da EpR em tornar o Governo do Estado mais eficiente.
7 Ideação do Produto Dentro do projeto elaborado na etapa 5 se identificará produtos/softwares a serem desenvolvidos pela Gerência de Desenvolvimento da DETIC. Portanto, na etapa de ideação o time de desenvolvimento e o cliente irão passar por um processo colaborativo de construção/ideação do produto, identificando o que ele fará e como deverá “se comportar”. Obter alinhamento do time de desenvolvimento e o cliente sobre o escopo do produto.
8 Desenvolvimento do Produto Após a ideação do produto, o time de desenvolvimento passará então a de fato realizar o desenvolvimento do produto/software, entregando incrementos do produto a cada ciclo de 10 dias úteis, até que o produto seja totalmente entregue e validado pelo cliente. Fornecer o produto/software solicitado pelo cliente.
9 Planejamento dos Serviços do Produto Identificação da necessidade de oferecimento de serviços ao usuário e à organização responsável pela gestão do produto/software. Caso se identifique necessidades, a equipe irá elaborar a carta de serviços do produto/software e cadastrá-los no GLPI, o que demandará treinamento da Central de Atendimento da DETIC e/ou elaboração de manuais aos usuários e administradores. Proporcionar a experiência completa ao usuário, cuidando para a sustentabilidade e continuidade do atendimento mesmo após a entrega do produto/software, por meio da Gestão dos Serviços gerados pelo produto/software.
10 Lançamento do Produto Realização de um evento para lançamento de produtos/softwares de grande impacto no Governo do Estado de Rondônia e aos seus cidadãos. Registrar marcos de entregas grandes e alcançar todo o seu público alvo e instruir a sua utilização.
11 Registro de Propriedade Intelectual Todo produto/software desenvolvido pela DETIC terá sua propriedade intelectual devidamente registrada no INPE. Resguardar o Estado quanto a sua produção, atrair investimentos ao Estado e ponturar em rankings de inovação, modernização e desenvolvimento tecnológico.