Plataforma de documentação operacional e gerencial da SETIC
Data de criação | Autor | Última revisão | Validade |
---|---|---|---|
17/03/2020 | Bruna Brilhante | - | Até a alteração dos procedimentos |
Observações | |||
- |
O registro do ponto pode ser feita de forma biométrica ou digital. Apenas servidores com autorização prévia do RH podem realizar o registro de forma digital. A opção “Registrar Ponto” só irá aparecer para as pessoas autorizadas.
Passo 01 – Ao entrar no portal do servidor clique na opção “Registrar Ponto”:
Passo 02 – Após isso você conseguirá ver a tela de registro, nela aparecerá a opção de selecionar a matrícula para registro, caso você tenha mais de uma matrícula se atente a verificação na matrícula correta, pois após o registro não é possível desfazer o registro. Além disso irá aparecer um relógio digital ligado aos nossos sistemas, o mesmo não pode ter a hora alterada pelo servidor.
Para registrar seu ponto, selecione a matrícula e clique em registrar:
Passo 03 – Ao clicar em registrar irá aparecer uma tela de confirmação, clique em “Sim, Tenho Certeza!” para registrar seu ponto:
Aparecerá a seguinte tela para demonstrar que sua confirmação e registro foram feitos:
Passo 04 – Você verá nesta mesma tela o horário que bateu o ponto. É possível bater o ponto quantas vezes você precisar durante o dia. Verifique os horários batidos na parte inferior da tela:
Nota 01 : Caso você esqueça de bater a saída, suas horas diárias trabalhadas não serão computadas e aparecerão negativas na “Frequência”:
Nota 02 : A sincronização do sistema não é feita imediatamente. A mesma acontece duas vezes ao dia. Caso você não consiga verificar o registro do seu ponto na frequência, verifique no dia posterior que o registro aparecerá.
Apenas servidores do Estado podem realizar acumulo de horas no banco de horas para solicitação de folga. Segundo o Decreto 21.971 as horas acumuladas em um mês resultarão em folgadas no mês seguinte. Além disso, ainda sabemos a partir deste que caso haja uma folga, você poderá solicitar seu abono até 5 dias após a mesma (retroativamente), posterior a isto, o calendário não permite o abono. A solicitação deve ser feita pelo servidor e o chefe deverá julgar se deferirá ou indeferirá o pedido, de acordo com a necessidade da administração pública. Para conseguir solicitar essa folga é necessário ter horas acumuladas no mês anterior homologadas pelo seu chefe e que estas horas acumuladas cumpram 100% das horas que serão solicitadas as folgas, por exemplo: Se a sua carga horária diária é de 6 horas, é necessário que no seu banco de horas haja pelo menos 6 horas para abonar uma folga.
Passo 01 – Para solicitar a folga, dentro do Portal do Servidor entre em “Solicitação de Folga” e você será direcionado a página de “Lista de solicitação de folga”
Você irá ver nesta página, na primeira parte sua matrícula, quantas horas acumulou no mês anterior, quantos dias você possuí disponível para solicitar e qual o período que as horas foram homologadas.
Na segunda parte da tela você verá as suas solicitações, tendo informação da matrícula que você solicitou, para qual dia você solicitou a folga, quando você solicitou a mesma, o status da solicitação e a justificativa.
Passo 02 - Após verificar se você possui “ Dias disponíveis para a solicitação”, clique em solicitar folga:
Passo 03 – Você terá acesso a página específica de solicitação onde deverá selecionar a matrícula (se atente a este ponto caso possua mais de uma matrícula, selecionando apenas aquela que deseja) e colocando para qual dia você deseja solicitar a folga e clique em solicitar:
Passo 04 – Confirme a sua solicitação no novo quadro aberto, clicando em “Sim, tenho certeza!”:
Aparecerá uma tela confirmando que sua solicitação foi realizada, clique em “Ok” para prosseguir:
Nota 01: Sua solicitação poderá ter três status após a verificação do seu chefe:
“Em análise”é o primeiro status que aparece após solicitação e continua enquanto ainda não tiver sido verificada.
“Deferido” caso tenha sido aprovada .
“Indeferido”caso tenha sido negada.
Nota 02 : Você poderá verificar que quando estiver com uma folga em análise, a quantidade de dias solicitadas irá “sumir” de “Dias disponíveis para solicitação”. Caso seja deferida, eles não reaparecem, porém, caso seja indeferida a folga, eles irão reaparecer novamente.
Nota 03 : Caso você não possua dias para solicitar a folga, irá aparecer a seguinte mensagem ao tentar a solicitação, neste caso será necessário a verificação com seu RH :
Nota 04 : Após sua solicitação ter sido deferida, você pode verificar em sua “Frequência” que no dia solicitado irá aparecer a sigla CBH ( Compensação de Banco de Horas ):
Passo 01 – Ao entrar no Portal do Servidor, clique no menu ao lado esquerdo em Frequência:
Passo 02 – Dentro de Frequência você deverá selecionar sua matrícula e o mês que deseja ver a sua frequência. Lembrando que servidores que possuem mais de uma matrícula devem ficar atentos a qual matrícula está selecionando. Após selecionar a matrícula e o mês, clique em “Buscar”:
Passo 03 – Após isso você irá verifica algumas informações no cabeçalho:
Horas Previstas no mês : Diz respeito ao total de horas que você precisará realizar no mês. Normalmente essas horas somatizam 120, porém, podem ser menos, pois os feriados, pontos facultativos e afastamentos diminuem a quantidade somada.
Horas Trabalhas no mês: Diz respeito ao total de horas que você realizou durante o mês, este é diretamente ligado ao seu ponto.
Horas acumuladas: Diz respeito a diferença entre horas previstas e horas trabalhadas. Caso haja saldo de horas, é possível (caso seu chefe assim deseje) realizar a homologação das horas acumuladas em banco de horas.
ATENÇÃO: O seu chefe poderá, de acordo com a necessidade da administração pública, homologar até 30 horas de hora acumuladas, conforme decreto 21.971 de 2017. Caso haja mais horas acumuladas, as mesmas serão descartadas.
Passo 01 - Ao entrar no Portal do Servidor, clique no menu ao lado esquerdo em Banco de Horas:
Passo 02 – Para verificar seu extrato de horas, selecione sua matrícula e clique em Buscar. Lembrando que servidores que possuem mais de uma matrícula devem ficar atentos a qual matricula está selecionando.
Passo 03 – Você terá acesso as suas horas acumuladas, lembrando que as mesmas só irão aparecer no período dos últimos 12 meses, que é o prazo de “validade” que as mesmas possuem. As mesmas aparecem por mês.
ATENÇÃO: Só aparecerão as horas que seu chefe tiver homologado. Esse banco de horas acumuladas poderá servir para, caso em algum dia você tenha a frequência mas não tenha cumprido a carga horaria diária, seja compensado. Essa compensação é feita de maneira automática pelo sistema, puxando sempre das horas mais antigas. Lembrando ainda que as horas mais antigas não poderão compensar folgas, apenas a do mês anterior.